quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ProUni o que é?


Programa Universidade Para Todos
Muitos jovens brasileiros estão conseguindo entrar pra universidade graças ao ProUni – Programa Universidade Para Todos. Como o próprio nome diz, a intenção do governo federal ao criar esse programa era levar o maior número possível de estudantes brasileiros à universidade.

Um acordo entre o governo federal e as instituições de ensino superior (universidades, faculdades e centros universitários) particulares do Brasil estabelece as regras do ProUni, que funciona da seguinte maneira: as instituições oferecem bolsas parciais (50%) ou integrais (100%) a jovens carentes e seus impostos serão reduzidos.

Esse incentivo fiscal faz com que o número de instituições particulares que oferecem bolsas pelo ProUni aumentem a cada semestre, quando acontecem as seleções. Assim, o número de jovens beneficiados com as bolsas cresce e a procura também.

Quem pode se inscrever?

Para concorrer às bolsas do ProUni, o estudante precisa comprovar carência, ou seja, que não tem condições de pagar as mensalidades da universidade. Veja os requisitos cobrados pelo MEC para participação no programa: 
•  Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – do ano anterior (por exemplo, se você for concorrer a uma bolsa para o ano de 2011, deve ter participado do Enem em 2010);
• Ter conseguido uma pontuação mínima estabelecida pelo MEC no Enem;
• No caso de bolsa integral, a renda familiar mensal per capita não pode exceder um salário mínimo e meio (R$ 765);
• No caso de bolsa parcial, a renda familiar mensal per capita não pode exceder três salários mínimos (R$ 1.530).

O estudante também deve se encaixar em uma das condições abaixo:

• Ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou escola privada com bolsa integral da instituição;
• Ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
• Ser pessoa com deficiência;
• Ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Encaixando-se nesse perfil, o estudante pode participar do ProUni, fazendo sua inscrição pela internet. No momento do cadastro, o candidato escolhe até três opções de cursos de sua preferência. A primeira opção deve ser a prioridade, aquele curso pelo qual o estudante mais se interessa.

Resultado

Uma comissão do MEC avalia as inscrições, confere os perfis e determina quem deve ficar com qual bolsa (parcial ou integral). A vaga no curso preferido pelo estudante é determinada de acordo com seu desempenho no Enem: se sua média no exame for alta, ele tem mais chances de conseguir a vaga de sua preferência. Portanto, sair bem no Enem é fundamental para ter uma vaga no ProUni.

Após a seleção dos bolsistas, estes devem ir às instituições para as quais conseguiram o desconto e confirmar seus dados, levando a documentação comprobatória. Havendo sobra de bolsas, o MEC realiza outras chamadas para supri-las.

Para aqueles que só conseguirem bolsa parcial no ProUni, o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) financia a outra metade da mensalidade e o aluno só paga depois de formado.

Qualquer curso ou instituição particular pode ser escolhido pelo estudante no momento da inscrição, desde que esta seja parceira do MEC e participante do ProUni. As instituições participantes do ProUni são divulgadas a cada processo seletivo, duas vezes ao ano.

O ProUni também reserva parte de suas bolsas para deficientes e autodeclarantes negros, pardos ou indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário