É sempre de estimular que em todas as escolas, juntas de freguesia,
comunidades locais, etc. se formem grupos de teatro constituídos por
crianças e jovens.
Através do teatro as crianças podem estar, quase sem se aperceberem, a
focar e imediatamente a solucionar, problemas locais, p.ex., tais como a
discriminação racial, o ambiente, as tradições locais, o mau rendimento
escolar, etc.
As crianças/jovens podem-se juntar em grupos e partir delas o tema a abordar, e daí desenvolverem o seu próprio texto.
Os grupos de teatro podem absolutamente colaborar na integração de
crianças e adolescentes com deficiências de todo tipo, permitindo uma
melhoria substancial da sua auto-estima e das próprias doenças que
sofrem.
É de imensa importância que as crianças que constituem os grupos de
teatro não fiquem com a percepção de que a vida de artista é bastante
simplista e de diversão, pelo que as remunerações financeiras são de
evitar (podem ser dadas ofertas culturais como bilhetes para outros
espectáculos, livros, etc.). Deve-se sim, estimular o gosto da
representação criando um futuro público de teatro, e explicando às
crianças que elas podem ser o veículo de diversas mensagens, dando-lhes
uma importância de interlocutores.
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